Positividade e otimismo ajudam a ter uma vida mais saudável

Você enxerga o copo meio cheio ou meio vazio? Muitos filmes e livros já mostraram essa reflexão. A quantidade de líquido é a mesma, mas a forma com que você olha para ele é que faz diferença. Segundo alguns estudos, encarar a vida com positividade e otimismo ajuda a ser mais saudável, diminuir o stress e a ansiedade.

Segundo o dicionário Michaelis Online, positividade significa “Atributo do que é positivo”; “Disposição favorável da pessoa a atitudes construtivas”. A positividade também é frequentemente associada ao otimismo, que pode ser definido como “um sentimento abstrato, que faz referência a um olhar positivo para o presente e, principalmente, para o futuro, mesmo em situações de extrema dificuldade”, segundo matéria do Estadão.

Prevenção

De acordo com o site UOL Viva Bem, em 2019, um estudo publicado pelo periódico JAMA Network Open revelou que pessoas que se identificam como otimistas têm cerca de um terço a menos de chance de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC. Ainda segundo a publicação, isso não significa que ter atitudes positivas seja sinônimo de cura de doenças, mas os cientistas explicam que ser otimista faz a pessoa ser mais inclinada a ter um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios e atividades ao ar livre, alimentação balanceada e ainda evitando vícios nocivos à saúde, como consumo de álcool, drogas e cigarro.

Para a escritora Heloisa Capelas, autora de livros como “Perdão – A Revolução que Falta” e “Mapa da Felicidade”, os pensamentos negativos tendem a sabotar a saúde emocional, física e mental. Por isso, ela sugere ser importante o olhar atento ao estado de espírito e, em especial, à forma como se lida com obstáculos.

Heloisa lembra que positividade “não significa manter-se alegre o tempo todo, até porque isso é quase impossível”. Segundo ela, na prática, isso significa que você pertence a este mundo e pode controlar a forma como reage a diferentes situações. “Assim, poderá compreender que, se algo lhe acontece, acontece por um motivo. Então, se uma situação ruim ou desagradável surgir, perguntará: para que isso me serve? O que me traz de aprendizado? Essa postura, por si só, já é uma maneira de praticar o otimismo e afastar o pessimismo”, explica Heloisa em artigo para o site Catho.

Positividade e otimismo

A ciência também já apontou que o otimismo e a positividade podem ser cultivados. A Radiolife adotou a positividade como um de seus valores e acredita na força desse hábito. Aí vão algumas dicas para desenvolvê-lo, segundo o neurocirurgião e neurocientista Fernando Gomes, em artigo para a Revista Veja Saúde:

  • Reconhecer um evento positivo da sua vida todos os dias;
  • Identificar qualidades pessoais e observar como se faz uso delas;
  • Estabelecer objetivos alcançáveis e avaliar o seu progresso;
  • Praticar atos de gentileza diariamente;
  • Agradecer.

 

Fontes:
Como o otimismo beneficia a saúde física e mental – Summit Saúde Estadão

Otimismo e positividade são sinônimos de saúde e longevidade – Catho Online

Pessoas otimistas têm menos chances de sofrer com doenas do coração – UOL Viva Bem

Como treinar o cérebro para ser otimista (e saudável) – Revista Veja Saúde

Imagem: Imagem de Engin Akyurt por Pixabay 

en_USEnglish